quarta-feira, 16 de julho de 2008

CFA lança Cadastro Nacional de Pessoas Físicas e Jurídicas

Postado por Erick Cotta
O Conselho Federal de Administração - CFA, seguindo a Resolução Normativa nº 355 de 15 de abril de 2008, instituiu o Cadastro Nacional de Administradores e Pessoas Jurídicas registrados no Sistema CFA/CRAs.

O grande objetivo do Cadastro é dar conhecimento a todos quantos se interessem sobre a situação dos profissionais em Administração e empresas dentro dos CRAs para efeito de fiscalização profissional, e além disso valorizar aqueles profissionais devidamente cadastrados no Sistema.

A resolução que criou o Cadastro Nacional foi aprovada em janeiro último, dentro de reunião plenária. Segundo ela, o Cadastro será mantido pelo CFA e administrado pela Superintendência do Conselho. Os dados solicitados para pessoa física são o nome; o número do registro no respectivo Conselho Regional; ano de formatura e os números de identidade e CPF.

Já para as empresas, serão pedidos o nome ou razão social, o número e data do registro cadastral e o CNPJ. Esses dados não serão disponibilizados, e sim apenas o nome das empresas e pessoas jurídicas constarão no site do CFA.

No entender do Assessor Jurídico do CFA, advogado Alberto Jorge, “será muito facilitado para a sociedade o ato de consultar a regularidade de pessoas físicas e jurídicas principalmente dentro dos processos licitatórios de órgãos públicos. Isso vai agilizar bastante o trabalho das comissões de licitação, já que elas poderão acompanhar de maneira rápida a situação de administradores e empresas dentro do Sistema.”

Até agora foram lançadas mais de 190 ( cento e noventa) mil pessoas físicas e mais de 25 (vinte e cinco) mil pessoas jurídicas. Os Conselhos Regionais que passaram as informações até o momento foram CE, DF, ES, MA, MT, PB, PR, RJ, RN, SC e SP.

imprensa@cfa.org.br
Texto: Nara Albernaz
Leia também:

Comente!!

Postar um comentário

Observe estes pontos antes de fazer seu comentário

- Comentários com ofensas pessoais serão excluídos;
- Comentários Anônimos serão moderados;
- Informações feitas nos comentários não são de responsabilidade do autor deste Blog.

Ganhe dinheiro postando artigos